Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Jornal de Negócios por C-Studio

Partilhar nas redes sociais

Ariana Nunes: Descomplicar o mundo dos investimentos através do Youtube

Ariana Nunes: Descomplicar o mundo dos investimentos através do Youtube

Ariana Nunes é educadora financeira e também youtuber. O seu canal “Renda Maior”, dedicado ao mundo dos investimentos e da literacia financeira, é seguido por mais de 66 mil pessoas. Ariana Nunes chama-lhe de entretenimento financeiro, mas, na verdade, milhares de pessoas recorrem ao seu canal para aprenderem a gerir o seu dinheiro. Fomos conhecê-la.

Há males que vêm por bem, diz a sabedoria popular. No caso de Ariana Nunes, esta máxima confirmou-se. Foi numa situação de desemprego que a agora especialista em educação financeira começou a despertar o seu interesse pelos temas relacionados com investimentos e a gestão de dinheiro. Se até então as suas leituras recaiam preferencialmente sobre autores de ficção, o panorama alterou-se e passou a ler cada vez mais livros sobre empreendedorismo, o mundo dos negócios e a gestão de dinheiro.

A curiosidade levou-a a procurar mais conhecimento sobre estas áreas, mas deparou-se com um problema: a falta de conteúdos em português. “Fui procurar informação sobre como comprar uma ação ou como investir num fundo de investimento imobiliário em Portugal e, apesar de existir muito conteúdo estrangeiro, não havia informação sobre a realidade portuguesa. Foi assim que comecei a fazer os meus investimentos e a partilhar [no Youtube] o que fazia. E isso originou curiosidade da parte das pessoas”, afirma a youtuber em entrevista.

Hoje, passados quatro anos após a criação do canal do Youtube “Renda Maior”, Ariana Nunes tem uma comunidade com mais de 66 mil seguidores que assistem aos seus vídeos, onde partilha as suas opiniões e o seu conhecimento sobre temas que vão desde a educação financeira, passando pelos investimentos, às poupanças e aos produtos financeiros. Apesar de frisar que os vídeos que produz e os temas que aborda serem um reflexo da sua opinião pessoal, Ariana tem a preocupação de estudar e de fazer formações regulares sobre o mundo da educação financeira e dos investimentos. Afinal, a exposição e o alcance do seu trabalho exigem uma atualização constante de conhecimento.

Domar as finanças pessoais

A youtuber acredita que o mundo dos investimentos não tem de ser um “bicho de sete cabeças” e que saber “domar” as finanças pessoais e a gestão do dinheiro é hoje uma tarefa que está ao alcance de qualquer pessoa. “No passado, apenas as pessoas que tinham muito dinheiro é que tinham acesso a aconselhamento e à informação para investirem em produtos com maior risco. Mas, atualmente, estamos a assistir a uma globalização do acesso à informação e começamos a ter um maior conhecimento sobre os instrumentos financeiros mais arriscados. O conhecimento é algo acessível a qualquer pessoa”, sublinha a especialista em educação financeira. Desta forma, seja através da pesquisa de informação na internet, ou através de livros de personalidades e entidades credenciadas, ou mesmo pela realização de ações de formação específica, todas as pessoas conseguem hoje obter o conhecimento necessário para conseguirem otimizar o seu dinheiro e as suas poupanças.

TOME NOTA:

Muitas entidades do setor financeiro – desde os reguladores, passando pelos bancos e sociedades financeiras– têm desenvolvido ferramentas gratuitas para ajudar os investidores portugueses a adquirirem mais conhecimentos sobre o funcionamento dos produtos financeiros: desde os mais simples aos mais sofisticados. O ActivoBank, por exemplo, disponibiliza no seu site um guia simplificado sobre como os investidores podem diversificar os seus investimentos. Poderá consultá-lo aqui. Não ter uma reserva de emergência e seguir estratégias inadequadas à realidade do investidor são os erros capitais de muitos investidores

Dúvidas frequentes

Diariamente, Ariana Nunes depara-se com mensagens, comentários e emails de pessoas com dúvidas sobre como devem começar a investir. Para a youtuber é importante que os investidores evitem alguns dos erros mais frequentemente cometidos. “Seguir as dicas de outras pessoas que têm objetivos e patrimónios diferentes dos nossos, pode levar-nos a correr mais riscos do que aqueles que estamos verdadeiramente dispostos a aceitar. As pessoas têm que ter uma estratégia de investimento que funcione para elas. Além disso, têm de ter uma reserva de emergência previamente constituída, porque as eventualidades acontecem”, recomenda.

Para os iniciantes e interessados em saber mais sobre o mundo dos investimentos e a gestão do dinheiro, Ariana Nunes recomenda três livros:

  • O primeiro chama-se “Segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker, e centra-se na desconstrução de algumas crenças negativas sobre o dinheiro que estão enraizadas. 
  • A segunda sugestão é a obra de Robert Kiyosaki – “Pai Rico e Pai Pobre” – um dos principais best sellers de finanças pessoais em todo o mundo e que ajuda as pessoas perceberem conceitos básicos, como o que é um ativo ou um passivo.

Ariana Nunes, deixa ainda a recomendação do seu próprio livro – “Multiplique o seu dinheiro” – escrito com base na sua jornada e focado na realidade portuguesa.

Como investir no contexto atual de incerteza e instabilidade?

Devido ao clima de incerteza económica e política, ao cenário de subida de inflação e das taxas de juro e ao corte das previsões económicas, Ariana Nunes salienta que muitas pessoas têm dúvidas sobre como aplicar o seu dinheiro no contexto atual. “Neste momento, as pessoas procuram informação sobre estes temas porque existe o medo generalizado de que o preço das ações de empresas cotadas possa descer, que os investimentos possam entrar numa tendência mais negativa e as economias entrem numa situação de recessão. Noto que as pessoas estão preocupadas e expetantes em relação ao que vai acontecer”, frisa.

Mas, para Ariana Nunes esta fase do ciclo económico oferece também boas oportunidades de investimento: “É importante as pessoas perceberem que isto é um ciclo de mercado: existe uma expansão e depois vai haver uma recessão. Atualmente podemos estar numa fase de declínio, mas é precisamente neste momento que entram os compradores, que esperam depois pela fase de expansão para venderem os seus investimentos e com isso fazerem dinheiro”.


TOME NOTA:

Se tem dúvidas sobre como investir no atual contexto, poderá recorrer ao aconselhamento profissional. Ao mesmo tempo, faça o seu “trabalho de casa” e informe-se antecipadamente sobre os riscos associados ao investimento em cada produto financeiro, para ter a garantia de que são adequados ao seu perfil de investidor. Para saber mais sobre como funcionam os fundos de investimento, as ações, os certificados, obrigações e outros produtos financeiros poderá consultar a página sobre investimentos do Activobank.


Saiba mais como investir, através dos nossos serviços.